Colunistas (aaai!): Cover à lenha por Televídio Passalacqua

21 mar

Me lembro como se phosse ontem. Era então o meu segundo dia na thelevisão e pediram-me: “Ô gajo, vae comprar uma lampada para o programa de Dona Eb! Na Rua Santa Ephigênia!” Claro, retroquei-o, aphinal só tem la’, d’ahhh (como diziam os jovens de meu tempo). Phui, na maior boa-vontade, encarar aquele lamaçal, aquelas três horas e meia no lombo de jumento. Mas valleu a pena. Coando eu vim com a lampada – que me custou 300$000 mil-réis – em pleno hestúdio, Eb me agradeceu, e até beijou-me a face, tal qual um Judas Eschariotes às avessas. Hum minuto depois, o programa ia ao ar, resplandecente, todo illuminado, gracças a lampada que comprée. Phantástico. Soblime.
Ah, Eb Camargo y Luciano. Nunca havera’ apresentadora como qual. Com ella, como diz meu coerido bisneto, não tinha tempo ruín. Tudo para ella era charme, era fantazía. Sem, no entanto, tirar os pés do chão, ela phocava-se no aqui e agora, e unia sua equipe evitando aquelle clima de todos-contra-um. Após ao término do programma, um animado Cocktail aguardava-nos, com o caphézìnho inconfundível de dona Maria Mercedes. Só era possível lá, no hestúdio 2 do PROMOO – Projecto Mooca, mais conhecido como “hestúdio E” porquê só Eb o utillizava, athé o phim de sua carreeira, lá pelos idos dos 2030’s. Todos os houtros programmas usavam o hestúdio 1, no coal a emissora havia sido inalgurada horas antes, tendo sido cantado pela phenomenal Constantínia Engrambúlia o Hymno da Thelevisão, cuja letra ecoa até os dias de agora:

“Alô galera, bate a mão e bate o pé! Clap, clap, clap!
E bate o pé! Clap, clap, clap! E bate o pé!”

Coem sabe os nossos leetores ainda o oucçam em uma dessas gravaccçções modhernas que se põem nessas caexinhas de phósphoros de porcelana que se carregam por aí. E não pula a agulha nem quebra-se o vinyl, imphrecssionante… Esta era a tevelevisão do Brasil, nos tempos d’outrora. O mundo não será melhor com esta lembrancça, mas pelo menos em minha chabeça haverá uma lembrancça a menos! Televídio Passalacqua… Lhes dizzzz….

Deixe um comentário

